Olhe para o céu

on

Hoje é um dia especial. Depois de 8 séculos os planetas Júpiter e Saturno estarão perfeitamente alinhados no céu. Eles estarão tão perto um do outro que vão brilhar como uma única estrela gigante. Hoje, do ponto de vista da Terra, os dois planetas finalmente se reencontrarão em uma versão moderna da “Estrela de Natal”.

E isso é especialmente único porque esse encontro acontece justamente no dia do solstício de verão – isto é, hoje 21 de Dezembro, no dia mais longo do ano, onde temos a maior quantidade de luz possível chegando à terra. Hoje é o ponto máximo da luz que incide sobre o hemisfério Sul do planeta. É o fim da primavera, início do verão, quando o sol deixa de se aproximar de nós e a partir de hoje, começa a se afastar, dando início a um novo ciclo anual.

Aqui no Brasil, o evento pode ser observado ao anoitecer. Confira algumas dicas para conseguir assistir esse espetáculo cósmico:

  • Busque um lugar alto, com a vista do horizonte poente o mais desobstruída possível, sem grandes prédios, montanhas ou fortes luzes artificiais.
  • Meia hora após o pôr do Sol, por volta das 19h, olhe para a direção Noroeste, no mesmo caminho em que o Sol se pôs.
  • Os planetas estarão 25 graus acima do horizonte. Júpiter é o mais brilhante, abaixo e à esquerda — a olho nu, será quase impossível separá-lo de Saturno, menor, acima e à direita.
  • Observe Júpiter e Saturno mergulhando juntinhos no horizonte, com uma bela Lua crescente acima deles. Os dois planetas se põem por volta das 20h30.

Então por aqui achamos também um bom momento para uma reflexão. Uma pausa. Um recomeço. A partir desta semana estamos com o escritório fechado e retornamos no ano que vem, na segunda semana de Janeiro de 2021.

Queremos aproveitar essa energia especial de final de ano para descansar, refletir, analisar e especialmente: renovar as esperanças. Este ano ficará na história de todos nós. Todos fomos marcados de uma forma ou de outra pela pandemia e seus desdobramentos. Alguns de forma mais suave, outros com uma dureza avassaladora. Esperamos que todos estejam bem. Que levem deste ano o silêncio em respeito a todos que tiveram seus planos e sonhos interrompidos. Quando não a própria vida.

Para nós que aqui estamos, só resta seguir. Sonhando e trabalhando para tornar o sonho realidade. Um sonho verde, cheio de vida, ajardinado.

Para os místicos ou supersticiosos, que todas as conjunções astrais deste final de ano de fato marquem o início de uma nova era e que os corações e as mentes da humanidade possam ser iluminados. Que não nos esqueçamos do que o Natal representa.

Para os céticos ou para os que não acreditam no que os céus tem pra nos dizer, fica pelo menos o belo espetáculo que a Natureza insiste em nos presentear.

Mesmo que leve 800 anos.

Ela voltará a brilhar.

Um Feliz Natal e Feliz Ano Novo!! Que 2021 seja verde-brilhante para todos nós.

É a nossa mensagem para todos vocês, jardineiros das estrelas, em nome de toda equipe do Instituto Cidade Jardim.

Sérgio e Fabiana

Deixe uma resposta