Passo-a-passo telhado verde 101: como transformar uma laje (já existente) em jardim

on

Uma das coisas que mais me pedem é para compartilhar um passo-a-passo sobre como montar um telhado verde do começo ao fim. Pois bem, agora vai! Selecionei uma sequencia de fotos e vídeos para você conferir de perto como foi a montagem deste telhado verde com sistema modular sobre uma laje já existente – ou seja, depois da obra civil finalizada, foi a nossa vez de entrar em campo e transformar mais um cantinho árido da cidade em um belo jardim.  Confira!! E se você acha que este tipo de solução é inacessível pra você por qualquer motivo, convido você à conferir o site – aproveite: http://telhadoverdetransforma.com.br/

Para instalar um sistema de irrigação automatizado que garanta que o jardim vai estar viçoso e funcional durante o ano todo, é fundamental pelo menos 1 ponto de água pressurizada no nível da cobertura.
Um dos principais benefícios da instalação de um telhado verde é a resolução da drenagem. Depois de (bem) montado o sistema, situações como esta – de empoçamento e acúmulo de água ao céu aberto – não serão mais possíveis.
Laje pronta para receber o telhado verde. O empoçamento de água devido ao entupimento de grelhas de drenagem será resolvido pelo sistema de cultivo. Com os ralos protegidos do acúmulo de folhas, a água vai fluir naturalmente por baixo do sistema de cultivo, seguindo o fluxo natural de caimento da laje (pelo menos 2%).
Detalhe da montagem: sistema de bandejas modulares facilita a padronização na distribuição de cargas na cobertura.
Substrato distribuído e preparado para receber as mudas e o sistema de irrigação automatizado de gotejamento.
Com vocês, as estrelas da festa – as plantas!!! 😉 Um telhado verde de bandeja traz diversos benefícios, como por exemplo a facilidade para montar e desmontar. Em caso de manutenção, basta desencaixar as bandejas para fazer reparos, sem a necessidade de danificar as plantas e a sujeira de mexer na terra.
Detalhe do sistema de irrigação: aqui, utilizamos um bico emissor de gotejamento para cada bandeja/módulo = 4 bicos gotejadores por metro quadrado.
Agora já era: água, sol, substrato, nutrientes e drenagem = jardim saudável e feliz. Imagine este banco e o deck de madeira com a laje seca no entorno… sentiu a diferença?
Um pouco de verde e vida onde as árvores não podem chegar.
Cerca de 300m2 de lajes transformadas em jardim. O projeto de paisagismo previa a cobertura verde desde o início, mas o proprietário esperou o final da obra para, aos poucos, ir cobrindo cada canto da laje com este belo revestimento vivo.
Detalhe dos módulos de cultivo aplicados sobre a laje impermeabilizada com manta asfáltica com proteção contra raízes e proteção mecânica. Acima delas, o sistema de cultivo protege a cobertura das intempéries.
Mesmo nas áreas onde estavam instaladas as placas de aquecimento solar da água, o sistema modular de telhado verde integrado com as pisadas drenantes possibilitou a ampliação da área verde para praticamente 100% da cobertura – tudo isso sem criar riscos de danos para a impermeabilização. na realidade, com o telhado verde, a expectativa é que a vida útil da manta seja pelo menos duplicada.
O acesso para as áreas técnicas foi bem planejado e executado pela equipe do Instituto Cidade Jardim, deixando fácil o trabalho para manutenção de equipamentos de ar condicionado que já estavam dispostos na cobertura.
Ralos de drenagem, equipamentos de condicionamento de ar, aquecimento solar, painéis fotovoltáicos, chaminés e respiros: todas estas interferências precisam ser bem integradas com o sistema do telhado verde para evitar problemas ao longo da vida útil da construção.
Detalhe dos caminhos com piso drenante: quando a vegetação não suporta pisoteio, a melhor saída é incluir caminhos com pisos drenantes aplicados sobre os módulos para proteger a manta contra danos mecânico. Sem contato não há danos!
Caminho para acesso de manutenção no telhado verde – materiais de alta dureza confinados nos módulos, sem contato com a manta = garantia contra dados mecânicos na impermeabilização = não vazamentos 😉
Meus pés virando a ‘esquina’ do telhado verde. Acabamento é tudo!!
Visão panorâmica de mais uma laje transformada em jardim em São Paulo! Transforme em jardim vc também: https://institutocidadejardim.com.br/

1 comentário Adicione o seu

  1. Mônica Lemos Montenegro disse:

    Trabalho lindo e limpo! De fácil manutenção. Parabéns!

Deixe uma resposta