Paisagista em São Paulo aposta em telhado verde modernista

Já pensou sua casa com um telhado verde com um visual colorido como este?

Muita gente ainda pensa que os telhados verdes são limitados ao cultivo de gramados ou espécies rústicas e funcionais. Não é bem o caso. Neste incrível projeto que finalizamos no início desde mês de fevereiro em São Paulo (idealizado pela paisagista Cecília Capobianco – Giardino Planejamento de Exteriores), o telhado verde chama a atenção pelo design e estética modernistas. Utilizando diversas variedades de pedras e espécies vegetais com alto poder ornamental,  o resultado foi um telhado verde diferenciado, com visual orgânico, fluído, com diferentes texturas, cores e formas, que encantam e prendem o olhar.

O projeto foi composto com diversos nichos e maciços com plantas de porte e textura variadas.
A idéia de utilizar capins de porte elevado permitem a visualização do jardim mesmo do nível da rua.
Panorâmica geral da implantação do telhado verde.
Um dos principais desafios foi integrar o sistema de cultivo com as saídas de exaustão dos equipamentos de ar condicionado. Solução que foi prontamente apresentada pela equipe do Instituto e validada pela engenharia da obra.

Entretanto, executar um projeto deste tipo não é para amadores, e de fato, tem muita gente trocando os pés pelas mãos no mercado. A equipe do Instituto colocou à prova toda a sua experiência de mais de 10 anos na execução e manutenção de telhados verdes, para seguir à risca o desenho e especificações do projeto de paisagismo.

Projeto paisagístico realizado pelo escritório Giardino Planejamento de Exteriores.

Para conferir uma base estável e leve para a drenagem, foi escolhido o sistema FLAT 17L do Instituto Cidade Jardim – sua versatilidade permite a utilização de diferentes volumes e profundidades de camadas de substrato, sendo ideal para projetos que incluem espécies com diferentes portes. As bandejas desenvolvidas por nós do Instituto são produzidas com plástico 100% reciclado e possuem espessura superior a outros produtos disponíveis no mercado, garantindo que as peças não quebrem ou amassem durante o pisoteio intensivo durante a montagem.

Aplicação dos separadores para criação dos nichos de cultivos para as diferentes espécies selecionadas. Segurança durante a montagem e garantia de durabilidade ao longo de toda vida útil do telhado verde.
Detalhe do funcionamento da drenagem dos sistemas FLAT e MODULAR do Instituto Cidade Jardim – produtos especialmente desenvolvidos para permitir a drenagem e circulação de ar na base do telhado verde.

Após a delimitação dos espaços, foi aplicada a camada filtrante para garantir a correta contenção do substrato e evitando o carregamento de sólidos durante as chuvas. Com especificações de permeabilidade que atendem às principais referências internacionais, os nosso materiais atendem inclusive ao principal manual alemão de referência para instalação e manutenção de telhados verdes.

Manta filtrante aplicada sobre as bandejas do sistema FLAT 17L.

A camada filtrante tem a função de fazer a conexão entre drenagem e o substrato de cultivo onde as raízes se fixarão. Esta manta tem ainda a função de garantir que os nichos de armazenamento de água nas bandejas FLAT não ficarão expostos à deposição de larvas de insetos, evitando focos do mosquito da dengue.

Depois de instaladas as camadas base, finalmente foram colocadas as plantas em seus respectivos nichos, com diferentes camadas e profundidades de substrato. O sistema de irrigação por gotejamento – também fornecido e instalado pelo Instituto – foi instalado de forma a aplicar a água apenas na base das plantas, evitando desperdícios e contribuindo para a conservação deste recurso.

Camada filtrante aplicada sobre toda a cobertura, substrato e vegetação já posicionados para aguardar a finalização do projeto.

E aí? Que tal? Diz pra gente o que você achou deste projeto e deixa seus comentários aqui no final deste artigo. E se você é um profissional do paisagismo, arquitetura ou engenharia e quer aprender a como projetar e executar obras como essa, vem aprender com a gente. Inscreva seu email em nossa lista VIP através do link http://telhadoverdetransforma.com.br/

Em breve abriremos novas turmas do programa de treinamento em telhados verdes mais completo do Brasil e você vai ser um dos primeiros a saber!! Não perca!

Deixe uma resposta