Os jardins suspensos de São José do Rio Preto

on

Olha só pessoal, mais um grande projeto saindo do forno: a prefeitura de São José do Rio Preto literalmente colocou a rodoviária da cidade em outro nível!! Um novo telhado verde intensivo, acessível, com 4.270m2 de jardins que suspenderam a praça da cidade para acomodar o novo terminal rodoviário urbano da cidade.

A construtora está finalizando a obra que deve ser inaugurada em breve, mas para já dar um aperitivo, resolvemos liberar algumas imagens dos bastidores para você ter uma idéia das possibilidades que os telhados verdes abrem para a arquitetura e urbanismo.

Espero que você goste!! Diz aí pra gente o que você achou?

Devido às dimensões da obra, para elevar os materiais com agilidade a construtora preferiu usar um caminhão ‘munk’ com o substrato todo embalado em ‘big bags’.
Além dos extensos gramados, o jardim suspenso conta com mais de 70 árvores que foram plantadas sobre a estrutura da laje.
Boa parte dos gramados estão dispostos em grandes planos inclinados, que demandaram uma preparação especial para evitar deslizamento de material.
Os jardins todos são acessíveis ao público e devem se tornar uma das atrações da cidade.
Detalhe do plano inclinado com gramado.
Uma obra incrível de engenharia.
Os visitantes locais já começaram a chegar para ocupar seu espaço na grama.
Além das áreas de acesso à cobertura nas rampas, todas as áreas de entorno também receberam vegetação para garantir todo o desempenho térmico e hídrico do sistema.
Detalhe da torre de controle, com as peças plásticas de drenagem e armazenamento de água sobre a laje – a base do jardim recebeu nosso sistema FLAT para telhados verdes.
Sobre as peças FLAT de drenagem, a construtora aplicou a camada filtrante e, sobre ela, uma mistura especial para o substrato de cultivo.
Detalhe da montagem da base de drenagem pela equipe da construtora (sim, as raízes também respiram).
Mais um projeto para a lista dos maiores telhados verdes do país.

Deixe uma resposta