O Chef brasileiro que levou a horta para o telhado

Nesta semana preparamos um estudo de caso que vai te deixar com água na boca – estou falando desta mini-horta incrível que, a pedido do Chef paulistano Vinícius Rojo, montamos na laje da sua residência-laboratório de cozinha em SP. Vinícius é o cara do canal INSANE CHEFS que mostra os bastidores apimentados da cozinha de eventos super exclusivos.

Na laje da sua casa, em frente a cozinha ele resolveu aproveitar a área de 38m2 para construir um jardim aromático e horta  com folhas verdes e temperos – no melhor estilo farm to table. Para dar a estrutura de drenagem adequada à este projeto de uso intensivo, utilizamos nossas bandejas FLAT 17, que promovem um espaço vazio de 2,5cm abaixo do substrato, garantindo vazão e fluidez durante eventos de chuva extrema – sem causar empoçamento na superfície do substrato.

Aplicação da camada drenante com armazenamento de água da chuva com bandejas FLAT 17 + camada filtrante.
Acabamento da camada drenante junto às bordas e saídas para ralos.
Aplicação e montagem das camadas do substrato de cultivo.

Para o cultivo, utilizamos um substrato com mais de 80% de teor mineral para garantir durabilidade, ao mesmo tempo em que a nutrição é fornecida por composto orgânico de compostagem industrial.

Bom, sobre as atrações principais, as plantas, melhor do que falar é dar uma olhada nas imagens que explicam um pouco da produtividade que é possível de se obter com a prática de agricultura urbana sobre lajes e telhados. Go Rojo!!!

Vai uma salada aí?
Couve, repolho, salsinha e cebolinha ao lado da clarabóia.
Folhagem aromática da Thulbagia violacea (alho social).
Da horta no telhado para a mesa do quintal.
Mãos à horta: pequenos espaços – grandes produtividades.

 

Deixe uma resposta