Plantas suculentas são espécies com a capacidade de armazenar água em suas folhas (e também em caules e raízes), como estratégia evolutiva para suportar longos períodos de estiagem – de forma bem simplista, isso explica o fato da maior parte destas plantas serem encontradas naturalmente em regiões de clima seco e árido – muitas vezes desértico.
Por este motivo, este é o grupo de plantas mais utilizados no cultivo de telhados verdes extensivos em todo o mundo. Se você analisar bem, uma laje de concreto sobre uma edificação apresenta características ecológicas similares as condições áridas de um deserto: alta incidência de radiação solar, ventos constantes, grande amplitude térmica (calor excessivo durante o dia e frio a noite) e baixa capacidade de retenção de água da chuva. Para se ter uma idéia, algumas espécies suculentas consomem em média menos de 1,8 litros de água/m2/dia enquanto que um gramado convencional pode consumir facilmente mais de 10 litros de água/m2/dia.
Este grupo de plantas é naturalmente distribuído por todo planeta (no Brasil e América do Sul, temos poucos registros de espécies nativas – clique neste link para checar os principais centros de origem), com espécies domesticadas a milhares de anos e histórias enraizadas em diversas culturas (já viu nosso post sobre as ‘barbas de júpiter’? Se ainda não, vale a pena dar uma olhada).
No Brasil, tivemos o privilégio de conhecer e trabalhar com uma das maiores especialistas no cultivo de plantas suculentas do país, que vem desenvolvendo um viveiro incrível destas plantinhas em Nova Porteirinha, região norte de Minas Gerais. Se você se interessa por este grupo de plantas, te convido para conhecer o trabalho da Angela Gontijo, que está de site novo e aceita encomendas para todo o país – para dar ‘água na boca’, selecionamos algumas fotos das novas bandejas de mudas produzidas na Fazenda Terra Nova. Vale a pena conferir!!
Fazenda Terra Nova
tel (38) 3409-0317
cel (38) 99117-0905
contato@suculentas.com.br